sábado, 31 de dezembro de 2011

[Pedrø] Identacao nos codigos

Qualidade
Nome: Identacao nos codigos
Blogueiro: Pedrø
Descrissao: Algumas dicas de como fazer um codigo que agrada o visual.
Versao: Lite e Pro
Foto(s): [nao necessario]
Tutorial:
Usando == e parenteses:
Esses simbolos sao usados em condicoes (if, else, while etc) e nao em definicoes.
if (nome == "Pedro")
{
draw_text(x,y,"Pedro");
}


Comentarios:
Estes sao muito importantes nos jogos para separar cada parte e ficar legivel.
Existem dois tipos de comentarios:
//Comentario de uma linha, desenhando um nome
draw_text(x,y,'Pedro')
/*
Comentario
com varias linhas, desenhando um nome
*/
draw_text(x,y,'Pedro')


Nomeando variaveis, objetos, sprites etc
Pode-se usar esses padroes para nao usar dois ou mais nomes iguais:

obj_Pedro - Objetos
spr_Pedro - Sprites
var_Pedro - Variaveis
bg_Pedro - Backgrounds
rm_Pedro - Rooms

Exemplo de identacao:
if (vidas==5)
{
instance_create(x,y,obj_Pedro)
vidas+=5
instance_create(x,y,obj_Controle)
}
else
{
instance_create(x,y,obj_SemNome)
}


Fazendo calculos certos...
vidas=(5+2)*4 //resultado 28
vidas=5+2*4 //resultado 13


Exemplo final:
codigo feio
if vidas=8{vidas+=1 instance_create(x,y,pedro) }else{game_end()}

Codigo Bonito:
if (vidas==8)
{
vidas+=1;
instance_create(x,y,obj_Pedro);
}
else
{
game_end()
}

Obs: Esse tutorial é uma colecao de algumas dicas de outras pessoas.
Mas foi adaptado por mim.
Creditos: Pedro Henrique - Não é necessário.

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