sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

[Willy](aula1) Introduçao aos arquivos.ini

Qualidade
Nome: Introduçao aos arquivos.ini
Blogueiro: Willy
Descrissao: Primeira aula sobre arquivos INI
Versao: Lite e Pro
Foto(s): (nao necessario)

Tutorial:
Introdução sobre o arquivo.ini
Aula 01/03


Introdução:
Não importa o tipo de jogo que você desenvolve, é sempre bom ter um sistema para salvar e carregar o seu jogo. No Game Maker, existem algumas maneiras de se fazer isso. Em três aulas, você vai aprender a gerenciar um sistema de salvar/carregar usando um arquivo.ini, que, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre.

A Estrutura .ini
No Game Maker, ao criar um arquivo.ini, você irá deparar com a seguinte estrutura:
[Seção]
Chave=Valor
Não existe nenhum mistério nisto, é apenas uma cadeia de informações, sendo que:
Seção:

Chave:

Valor:


Veja abaixo um exemplo de um arquivo.ini fictício:
[Info]
Nome=Michael Willy
Idade=18
[Progresso]
Vidas=3
Pontos=500

Repare que criei duas seções, uma responsável pela informação do jogador e uma seção para o progresso já efetuado. Você pode criar uma seção para o arquivo inteiro, mas, isso poderá se tornar um grande problema no futuro. Por boa prática, crie diversas seções para que você possa administrar de forma melhor.

Está é a primeira aula de três sobre arquivos.ini, na próxima aula, você aprenderá todas as funções para a manipulação de arquivos.ini. Duvidas, criticas e elogios são bem vindos.


Espero que tenha gostado!
Até a próxima aula!
blz
Creditos: Willy

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