Nome: Conecçao simples com 39DLL
Blogueiro: Jiraya
Descrissao: Criando uma conecçao online usando a 39DLL
Versao: Pro
Foto(s): [Nao precisa]
Tutorial:
Olá a todos!
a 39Dll é conhecida pelo seu poderoso sistema de connecção!
mas algumas pessoas reclamam, por algo ser algo difícil de usar.
eu adicionei a 39dll ao gmLIBRARY simplificando as funções.
ok vamos começar
baixe o gmLibrary e instale no seu game maker
crie um objeto e nomeie como "Controle"
deixe esse objeto como persistent
e no create event desse objeto use o seguinte
- Código:
using("39dll.h|gui.h");//isso fara o game maker usar as funçoes da 39dll e da GUI[Graphical User Interface]
global.host=false;//vai definir se o jogador é host ou server
e agora no draw_event do objeto Controle use o seguinte
- Código:
if (room==room_menu)//checa se estiver na room_menu
{
//isso cria um botão e checa se ele foi pressionado
if (gui_button("host",10,10,128,32,"entrar no jogo como server")==gui_left_pressed)
{
//vamos usar a porta 8210, você pode usar qualquer porta, que não esteja sendo usada.
global.LISTEN=tcp_listen(8210,2);//isso faz o seu computador "ouvir" esperar qualquer ip que se conecte à porta 8210
//2 sera o numero maximo de jogadores
room_goto(room_server);//ir para a room_server, que iremos criar em breve
global.host=true;//então sera o host
};
if (gui_button("jogador",10,48,128,32,"entrar no jogo como jogador")==gui_left_pressed)
{
//essa função tentara se conectar com o servidor
//o primeiro argumento é o ip do servidor
//o segundo argumento é a porta que o servidor estara escutando
global.SERVIDOR=tcp_connect(get_string("digite o ip do servidor:","127.0.0.1"),8210);
if (!global.SERVIDOR)//checa se ñ conseguiu se conectar
show_message("erro ao tentar se conectar com o servidor!");else
{//então ira para room do jogo
room_caption="Server";
room_goto(room_game);
}
};
}else
if (room==room_server)//checa se estiver na room onde o servidor ira esperar o jogador
{
draw_text(10,10,"esperando o jogador!");
jogador=tcp_accept(global.LISTEN);//prepara para aceitar o jogador
if ( jogador)//se o jogador "bater na porta" x3
{
global.JOGADOR=jogador;//guarda a id do jogador para trocar mensagens
room_caption="Jogador";
room_goto(room_game);
}
};
pronto o básico importante ja foi feito
agora vem a troca de mensagem
agora crie uma room e nomeie como "room_menu", coloque o objeto controle nessa room
então crie outra room e nomeie como "room_server"
então crie a ultima room "room_game".
deve ficar assim a ordem no seu projeto
room_menu
room_server
room_game
agora a troca de mensagens
crie um objeto e nomeie como "Comunicador".
e no draw event desse objeto use isso
- Código:
if (global.host)//checa se o jogador é o host
{
msg=receive_message(global.JOGADOR);//recebe mensagens do jogador
//você pode usar a função server_receive(); tbm, que recebe mensagens de todos os jogadores simultaneamente
if (msg)//se recebeu a mensagem
{
switch (read_id())//lê a id da mensagem
{
//aqui o servidor ira interpretar as mensagens recebidas
case 0:
BOOT.x=read_value();//aplica a posição x do outro jogador no BOOT
BOOT.y=read_value();//aplica a posição y do outro jogador no BOOT;
break;
};
};
}else//se for o jogador
{
msg=receive_message(global.SERVIDOR);
if (msg)
{
switch (read_id())//lê a id da mensagem
{
//aqui o jogador ira interpretar as mensagens recebidas do servidor
case 0:
BOOT.x=read_value();//aplica a posição x do outro jogador no BOOT
BOOT.y=read_value();//aplica a posição y do outro jogador no BOOT;
break;
}
}
};
coloque o objeto Comunicador na room_game
pronto, agora é só trocar as mensagens
agora vamos fazer os personagens andar no mapa
crie uma sprite que será o jogador
crie um objeto e nomeie de "Jogador"
coloque a sprite que você fez no object Jogador
crie mais um objeto e nomeie de "BOOT"
e aplica uma sprite qualquer no objeto BOOT, ele recebera as mensagens dos outros jogadores
no step event do objeto Jogador, use isso
- Código:
//movimento simples
if (keyboard_check(vk_right))
x+=4;else
if (keyboard_check(vk_left))
x-=4;
if (keyboard_check(vk_up))
y-=4;else
if (keyboard_check(vk_down))
y+=4;
buff_clear(0);//limpa o buff para n haver congestionamento e lentidão nas transferências de mensagens
set_id(0);//define a id da mensagem para 0
write_value(x);//escreve o valor de x na mensagem
write_value(y);//escreve o valor de y na mensagem
if (global.host)//Servidor
{
send_message(global.JOGADOR);//envia a mensagem para o jogador
//você pode usar a função server_send(); que envia a mensagem para todos os jogadores simultaneamente
}else//Jogador
{
send_message(global.SERVIDOR);//envia a mensagem para o servidor
};
[nota]deixa a room_game com um fps de 90
Pronto a troca de mensagem entre o jogador e servidor está completa
agora coloque o objeto Comunicador,Jogador e o objeto BOOT na room_game
e teste para ver se esta funcionando!
quem quiser baixar o exemplo
aqui esta o link
Download[.gmk]Creditos: Jiraya
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