sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

[Pedrø] Usando condições e operadores

Qualidade
Nome: Usando condições e operadores
Blogueiro: Pedrø
Descrissao: No fim desse tutorial você estará bem preparado para usar as condições e operadores no game maker.
Versao: Lite e Pro
Foto(s): Nao necessario por se tratar de uma explicassao 


Tutorial:






Condições:


if -> verifica se uma condicao assume o valor esperado
if (condicao)
{ação}


else -> se a condição usada acima não acontecer, então ocorre outra ação
if (condicao)
{ação}
else
{outra ação}


while -> enquanto uma condição for verdadeira ocorre a ação escolhida
while (p<10)
{p+=1} //adiciona 1 na variavel enquanto esta for menor que 10


for -> Declara-se um valor inicial, e enquanto esse valor não se tornar o valor escolhido, executa-se uma ação, e muda-se o valor para outro.
for( i=0; i<=10; i+=1 )
{
show_message(string(i)); // mostra a contagem de 0 a 10
}


Outras funções:

begin - é o mesmo que '{'
end - é o mesmo que '}'

exit- sai da função
if vidas>0
exit;
game_end();

Se as vidas forem maiores que zero, então para de executar o codigo. Se não parar o codigo, encerra o jogo.

Operadores lógicos:

&& , and - são a mesma coisa
if vidas>0 && score>0
{show_message('Win')}

Se as vidas forem maiores que zero e o score for maior que zero, mostrar a mensagem.

or , || - São a mesma coisa - significam 'ou'.
Se uma função ou a outra for verdadeira, executa a ação.
No exemplo, se a vida ou a pontuação for igual a 100, passar de fase.
if (vida==100 or score==100){
room=room_fase2;
}


Operadores de comparação:

< Menor
<= Menor ou igual
== Igual
 >Maior
>= Maior ou igual
!= Diferente


Creditos: Pedro Henrique

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