sábado, 14 de janeiro de 2012

[Pedrø] Movimento

Qualidade
Nome: Movimento
Blogueiro: Pedrø
Descrissao: Guia prático sobre as funções de movimento. É a primeira parte e é recomendada para os iniciantes. As próximas serão mais dificeis.
Versao: Lite e Pro
Foto(s): [Nao necessario]

Tutorial:

Primeiramente, devemos lembrar os conceitos iniciais. Todas as instâncias têm as variáveis x e y. A mudança de pelo menos uma delas indica um movimento. Você pode mudar diretamente essas variáveis ou definir uma velocidade horizontal e/ou vertical, que possuem a unidade pixels/step.

A velocidade horizontal positiva indica um movimento para a direita, a velocidade horizontal negativa indica um movimento para a esquerda, a velocidade vertical positiva indica um movimento para baixo, a velocidade vertical negativa indica um movimento para cima.

Além disso, há a velocidade normal. Esta depende da direção. Ou seja, dependendo da direção, o objeto poderá se mover tanto vertical como horizontalmente.


Elementos que fazem parte do movimento


- Velocidade (composta pela velocidade horizontal e pela vertical)
- Direção
- Gravidade
- Atrito (friction)

Funções que definem o movimento


motion_set(direcao, velocidade) - faz o objeto se movimentar na direção escolhida com a velocidade definida.

motion_add(direcao, velocidade) - adiciona velocidade na direção escolhida, como num movimento acelerado (ex: gravidade).

move_towards_point(x, y, velocidade) - faz o objeto se mover até as coordenadas com tal velocidade.

move_contact_solid(direcao, distancia maxima) - move o objeto na direção escolhida até este colidir com um objeto sólido. Você pode escolher a distância máxima para o movimento. Se for insuficiente para chegar até um sólido, ele não vai chegar. Se a distância for maior que a necessária, ele se moverá o necessário. Se já estiver colidindo com um sólido, ele não se move.

move_contact_all(direcao, distancia maxima) - Mesma coisa que a anterior, mas o objeto até qual ele se moverá pode ser sólido ou não-sólido.

move_outside_solid(direcao, distancia maxima) - Move, na direção escolhida, para fora de um objeto sólido. Você pode definir a distância máxima. Se a distância máxima for insuficiente, ele não sairá do sólido. Se for maior que a necessária, ele se moverá o necessário. Se ele já estiver fora, não se move.

move_outside_all(direcao, distancia maxima) - Mesma coisa que a anterior, mas o objeto pode ser sólido ou não-sólido.

mp_linear_step(x, y, pixels, checar todos) - O objeto dá um passo (se move uma única vez) em direção à coordenada escolhida. Pixels indica o tanto que ele vai andar. Se colocado num evento repetitivo, ele vai andar até chegar lá. Mas se colocar num evento que acontece as vezes, ele vai dar um único passo cada vez. Checar todos indica se ele vai parar de andar ao encontrar qualquer objeto ou sóse este for sólido. Ele para, não tentando desviar.

mp_linear_step_object(x, y, pixels, objeto) - O obstáculo é o objeto escolhido.

mp_potential_step(x, y, pixels, checar todos) - Nesse caso, como nos outros, o objeto vai dar um passo em direção ao destino. Se houver um obstáculo, ele se moverá ao seu redor, tentando desviar. Nem sempre vai dar certo. Checar todos
indica se ele checa todos ou somente os sólidos.

mp_potential_step_object(x, y, pixels, objeto) - Nesse caso, o obstáculo será o objeto (ou instância) escolhido.

Conclusão


Não vou aprofundar mais o assunto, porque não é o foco do tutorial. O foco é o movimento como parte da física. Nos próximos tutoriais, falaremos sobre movimento de carros (top-down e plataforma), movimento de projéteis (top-down e plataforma), entre outras coisas.

Até mais!
Creditos: Pedrø

Nenhum comentário:

Postar um comentário