segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

[Tedi] HealthBar seguir player

(primeiro Tutorial com o novo sistema de Script =D)
Qualidade
Nome: HealthBar seguir player
Blogueiro: Tedi
Descrissao: Cria uma Barra de vida que segue o player
Versao: Lite e Pro
Foto(s): (de cima é o Gm Pro e de baixo é o gm Lite)




Tutorial:
Oi galera, essa tutorial exclusivo aqui do blog (só tem aqui), entao, maos a obra:
Objeto Player
Nao vou encinar a fazer o player pois se vc nao souber isso, nao vale nada fazer uma barra de vida. mas as especificaçoes sao:
Tamanho da Sprite: 32x32
Origin: 0x0

Codigo:
Bem, o codigo é bem simples:
Gm Pro:

draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y) //Desenha a sprite do player

draw_set_halign(fa_center) //Alinha qualquer desenho ao meio da posiçao indicada

draw_set_color(c_black) draw_rectangle(x-1,y-17,x+32+1,y-7,false) //Desenha a borda

draw_rectangle_color(x,y-16,x+health/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) //Desenha a barra colorida



Gm Lite:

draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y) //Desenha a sprite do player
draw_set_halign(fa_center) //Alinha qualquer desenho ao meio da posiçao indicada
draw_set_color(c_black) draw_rectangle(x-1,y-17,x+32+1,y-7,false) //Desenha a borda
draw_set_color(c_green) //Seta a cor da barra
draw_rectangle(x,y-16,x+health/3.125,y-8,false) //Desenha a barra 



Explicando:
Draw_sprite... - Desenha a sprite do player, ja que se há um evento draw no objeto, o sprite desaparece
Draw_set_halign... -alinha os desenhos do draw (textos, formas...) a alguma posiçao, no caso centro da sua cordenada x e y, ex:
Isto esta alinhado ao centro
Draw_set_color...- Faz os desenhos ficarem com a cor, no caso do gm pro, só usei pra setar preto, ja no Lite eu usei pra setar preto e verde.
Draw_rectangle... -Desenha um retangulo

draw_rectangle_color(x,y-16,x+health/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) - Posiçao X inicial

draw_rectangle_color(x,y-16,x+health/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) - Posiçao Y inicial

draw_rectangle_color(x,y-16,x+health/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) - Posiçao X final, este calculo é realizado pra acompanhar a Health.

draw_rectangle_color(x,y-16,x+health/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) - Posiçao Y Final

draw_rectangle_color(x,y-16,x+health/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) - Cores
Bem, como podem ver, é bem simples, podem dar um play e pronto, sua barra de vida está criada...
Para fazer ela em outros objetos, como objetos inimigos, crie uma variavel chamada Vida e coloque um valor inicial de 100, entao troque lá no codigo:

Troque:

draw_rectangle_color(x,y-16,x+health/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) //Desenha a barra colorida

Por isso:

draw_rectangle_color(x,y-16,x+vida/3.125,y-8,c_green,c_green,c_black,c_black,false) //Desenha a barra colorida


É isso ai galera, fim do tutorial, vlw por ler até o fim em vez de ficar procurando uma engine, flw

Creditos: Tedi

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