sábado, 5 de maio de 2012

[Tedi] Criador de mapas

Qualidade 
Nome: Criador de mapas
Blogueiro: Tedi
Descrissao: Faz um editor de fases por tile-sets
Versao: Lite e Pro
Foto(s): 



Tutorial:
Vamos lá:
detalhes
-> Roda em game maker lite
-> Eu uso game maker 8 lite
-> É super facil de fazer, só é chatinho, Razz 

1º- SPRITES

vc pode usar quantos tiles vc quiser, eu usei 7 tiles para colocar no mapa, então, faça o seguinte:
Para um tile: eu chamei de "spr_til_1" pois fica mais facil de reconhecer, vc deve colocar uma imagem com tamanha 32x32, isso é basico.
Se vc quer criar de um tile set, vc pode seguir o tuto no spoiler:
SPOILER:

depois de criar a 1ª, crie a 2ª e vai indo, até vc completar todas que vc quer, eu recomendo fazer umas 9, pois ficara melhor na screen, dependendo de como vc quiser.

Lembrete: sempre desmarque a opção: Precise collision checking, pois se não, a pessoa que for criar o mapa devera clicar bem em cima do sprite, e se for um sprite pequeno, como uma grama, ele não conseguira selecionar ela.

depois, faça outra sprite, eu a chamei de "spr_dtil", não que vc precise colocar este nome. nela, vc desenhe apenas um quadrado com as linhas pretas e o fundo transparente.

pronto, está pronto as sprites! Happy 


2º- Objetos
para os objetos, vc terá que fazer um para cada sprite, inclusive o quadradinho, e mais um para o controle.

para os objetos dos tiles, faça assim:
-crie um objeto e coloque uma das sprites
-coloque o evento Mouse Left Pressed, e coloque um Set Variable, na aba control
-na variavel, coloque: Variable: global.til / value: sprite_index
Pronto, agora, vc pode só ficar duplicando esse objeto para os outros tiles

para o objeto do quadrado, faça assim:
-crie um objeto e coloque o sprite do quadrado, chameo de: obj_dtil
-coloque um evento Mouse Right Button e coloque Change Sprite na aba main1
-coloque um evento Mouse Left Pressed e coloque um Set Variable assim: variable: sprite_index / value: global.til
Pronto.

para o objeto controle, faça assim:
-crie um objeto e chameo de obj_control, sem sprite
-coloque um evento Create e um execute code: global.til=""
-coloque um evento Key Press "B" e coloque um execute code:

CÓDIGO:
argument0=get_color(0000)
background_color=argument0


Pronto, os objetos estão prontos.


Agora, posiciona os objetos na room como quiser (no caso, os objetos que vai ser pintados para um lado, e os que seleciona do outro).
é isso, espero que tenham gostado, esse é um tutorial simples, eu fiz ele a um tempo ja, por isso não é muito bom, até mais...
Creditos: Tedi

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